"Sou uma mulher madura que às vezes anda de balanço
Sou uma criança insegura que às vezes usa salto alto
Sou uma mulher que balança, sou uma criança que atura."

sábado, 28 de março de 2009

Sobre feitiços, corujas e sonhos que se perderam

Contos de fadas, de bruxas, de príncipes, de princesas. Contos. Sempre presentes durante a minha infância, só agora percebi a falta que eles fazem e as lições que passaram despercebidas quando criança. Hoje entendo o quanto eles têm a nos ensinar, a começar pela simplicidade que só quem escreve para os ingênuos que apenas se preocupam com a essência, deixando de lado o vocabulário cheio de pretensões, tem a nos oferecer.
Devo admitir que há tempo não parava para ler algo assim, mas foi justamente um conto simples sobre bruxas e uma fonte da sorte que me trouxe de volta a um mundo encantado e cheio de ensinamentos. Lembrei do primeiro livro com mais de cem páginas que li, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Lembrei da espera pelos volumes que dariam continuidade ao primeiro, lembrei dos sonhos que tinha com a carta chegando e das desculpas que inventava para justificar o seu atraso - Ah, vai ver a carta ainda não chegou porque as corujas não estão acostumadas com o clima quente, pô...
Que saudade que eu sinto de quando eu simplesmente acreditava em um mundo perfeito. Pouco me importava o que era ou deixava de ser racional. Quem ligava para a tal da lógica, afinal? Eu não! Eu só ligava para os sonhos, para as fantasias e para os feitiços que era capaz de realizar com a varinha feita com a madeira do salgueiro mais nobre e com a pena da fênix mais bonita - ou com o galhinho da árvore do prédio pintado de preto e coberto com fita isolante na parte inferior. Hoje, a única coisa que o meu Accio atrai são os comentários daqueles que já esqueceram o que é ser criança...
Sei que não é, nem de longe, o melhor livro do mundo, mas foi o menino Potter que me viu crescer e me apresentou a um mundo tão mágico quanto aquele onde ele vivia: o da leitura. Só então pude compreender que, como diria Stela Maris, uma livraria nos livraria de uma vidinha insossa. E são por esses e outros motivos que eu luto para manter acesa a chama da infância que existe bem lá no fundo do peito de uma adolescente que tem que se preocupar com todas as exigências desse mundo globalizado que só se preocupa, como diriam os Engenheiros do Hawaii, com um dia super, uma noite super, uma vida superficial.
Saudade do tempo que se foi e que não volta mais. Saudade.





Quanto a lição que o conto me ensinou, bom, aí já é assunto para outro post...

5 comentários:

Daniela disse...

Você está no primeiro colegial? :O
Meu Deus, você escreve muitissimo bem, de verdade, e sem puxa-saquismo também!
Vou arrumar a lista de links do meu blog, e o seu vai estar lá!

E quanto ao Harry, admito que não li os livros, mas com um visão de fora eu acho a J.K. Rowling INCRÍVEL só por toda a história que ela criou.
É um mundo a parte, e pelos filmes (esses eu assisti!) já dá pra extrair muitas coisas boas pra sua vida.

Ah e obrigado pelos elogios ao meu blog. E quanto ao curso de jornalismo ainda estou no começo, falta muito pra habilidade se tornar concreta.

Beijão

Joyci Dias disse...

O que se sabe sobre sonhos? O que se sabe sobre a fantasia que existe dentro de uma criança? Eu só sei que queria que não existisse tão somente dentro dos pequeninos. Poderia perdurar por toda vida. "Meninas são fadas e bruxas" OTM.

Eu te amo minha princesa. (L)


sua Love.

M. disse...

É, o primeiro livro com mais de cem páginas que eu terminei de ler tambpem foi o Harry Potter. (: É lindo o que você escreveu sobre os contos de fada. Realmente, a gente acaba não percebendo e, consequentemente, não dando o devido valor aos ensinamentos presentes em cada uma daquelas histórias que a gente tanto amava. Chega a ser até engraçado quando no colégio me mandam analizar Alice no País das Maravilhas como alguma coisa a mais do que aquela história da menininha em mundo mágico.

Parabéns pelo blog, você escreve MUITO bem.
Aliás, é verdade que você ta no primeiro colegial? OMG' merece mais do que parabéns.

E, respondendo a sua pergunta: nunca tentei entrar pro Tudo de Blog. Deveria? Haha,
beijos

M. disse...

Sério? É, eu atualmente fui pega pela modinha do Twilight. Nossa, passei dois dias lendo sem parar nem pra respirar. Agora quero ler os outros.

Ah, magina! Haha. Obrigada você também.
Então, eu tô no segundo. Me matando de estudar ¬¬'
É, quem sabe ano que vem o Tudo De Blog não me escolhe? Apesar de que eu, assim como você, tenho uma visão um tanto quanto pessimista de concursos. Mas quem sabe... =)

M. disse...

Nossa, juro, se você gosta de romance vale DE MAIS a pena. Eu tinha uma prima que era apaixonada pelo Edward, e eu achava que era frescura dela. Mas depois de ler o livro eu entendi. O cara é realmente perfeito. Não tem como botar defeito nenhum! E quando você começar, não vai querer parar nunca mais.

Eu ja fui pesquisar quando saem os filmes, já vi trailer, entrevistas, e to louca pra ler o New Moon. Vale o investimento!