"Sou uma mulher madura que às vezes anda de balanço
Sou uma criança insegura que às vezes usa salto alto
Sou uma mulher que balança, sou uma criança que atura."

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Achados e Perdidos


A grande lona colorida havia sido armada cuidadosamente dias antes da grande estreia por aqueles que ali trabalhavam. O local, antes vazio e sem brilho, começava a ganhar vida com as crianças que corriam alegres acompanhadas pelos seus pais. Enquanto as arquibancadas do circo começavam a encher, do lado de fora uma jovem moça anunciava o espetáculo e gesticulava com empolgação para a bilheteria:
- Venham, venham todos! Só aqui no nosso circo terão a oportunidade de conhecer o melhor e mais poderoso mágico da história da humanidade! Comprem já os seus bilhetes!
Não demorou muito para que os ingressos esgotassem e o público se acomodasse nas poltronas. Percebendo a excitação que pairava pelo ar, o apresentador, um homem robusto e vestido elegantemente em um terno bem recortado, iniciou o espetáculo.
- Respeitável público, é com um enorme prazer que o Circo da Vida apresenta-lhes o melhor e mais poderoso mágico da história da humanidade. O único capaz de transformar cada um de vocês! Vamos aplaudi-lo!
A tenda se encheu com a ovação da platéia que só se calou quando o formidável mágico tomou o seu lugar no picadeiro. Era um senhor de idade marcado por rugas e que trajava uma roupa simples e absolutamente comum. Tinha uma postura péssima, como se carregasse um peso de muitos e muitos anos de experiência nas costas – de fato o fazia - e, no lugar dos tradicionais coelhos, varinhas e cartolas, trazia consigo um grande relógio de bolso.
Um burburinho de desaprovação fez-se audível e logo já era possível identificar perguntas como “cadê a cartola?” e comentários cheios de ceticismo – “isso é uma grande piada...”. O senhor, por sua vez, mais sábio do que qualquer outro mortal presente no local, pouco se importou. O murmúrio continuou crescendo até que uma criancinha, no auge da sua inocência, disse em voz alta:
- Eu não vou mudar nunca. Ninguém é capaz de me transformar!
- Oh, minha pobre garotinha, sinto-lhe informar, mas vai sim. – Iniciou o mágico e a sua voz serena e cheia de sabedoria tomou a atenção de todos. - Sabe esse teu sonho de construir uma casinha na árvore do sítio da família? Pois é, você nem lembrará dele daqui a 15 anos.
- Nunca! A casinha da árvore é tudo o que eu mais quero, senhor mágico.
- Eu sei, eu sei. Em breve, o quero terá virado queria, jovem. E sabe esse teu sonho de mudar o mundo e de nunca ser como os adultos, sempre ocupados demais para dar valor àquelas coisas que realmente merecem ser valorizadas? Pois é. Você também esquecerá disso daqui a uma ou duas décadas e acabará se rendendo à uma rotina estressante. O que você acha certo hoje, e devo admitir que realmente é, acabará se tornando o desperdício de tempo de amanhã. A vida é assim, pequena menina. E todos aqui sabem disso...
O mágico fez uma breve pausa e continuou depois de ter recuperado o fôlego.
- Suas prioridades e princípios acabarão mudando e os seus sonhos se perderão no caminho em direção a um mundo onde sonhar não é mais permitido. E, acredite, sou quem vou realizar cada uma dessas transformações. Apenas dê tempo ao Tempo.
Quando o homem terminou de falar, homens e mulheres aplaudiram-no de pé. Eles já tinham vivido o bastante para saber que o mágico estava certo. As crianças, porém, continuaram sentadas, digerindo em vão aquelas palavras que até então não tinham sentido algum.

(...)


O colorido da lona, agora desbotada, havia se perdido durante os quase vinte anos, mas parecia que ainda ontem ela estivera ali com os seus pais para assistir ao espetáculo inaugural do melhor circo que conhecera. A imagem do vestido rosa, do sapatinho boneca e das fitinhas coloridas que enfeitavam o seu cabelo na ocasião ainda estavam incrivelmente nítidas em sua memória. O sonho da casinha na árvore, porém, não.
A mulher checou o relógio de pulso. Tinha pouco tempo e logo teria que voltar à vida adulta. Desde quando ela começara a se importar com isso? Desde quando o trabalho se tornara mais importante do que a magia de um bom circo? Olhou para um lado e depois para o outro vasculhando e absorvendo cada detalhe da paisagem. Não demorou muito para que encontrasse o que estava procurando: em uma placa de madeira podia-se ler, ainda que com um pouco de dificuldade, a inscrição “Achados e Perdidos” e a seta que apontava para uma cabana singela. Empurrou com um pouco de dificuldade a porta de madeira e logo pôde ter uma imagem quase completa do senhor que descansava em uma cadeira de balanço por detrás do balcão.
- Olá. Estou à procura de algo que perdi há algum tempo.
- Quanto tempo? - o senhor respondeu, despertando do seu transe momentâneo.
- Bom, acho que já faz quase vinte anos.
- Sinto muito, senhora. Limpamos as nossas estantes a cada década. Lamento.
Cabisbaixa, a mulher agradeceu e deixou o local. Só agora ela podia compreender todo o poder e sabedoria daquele velho mágico que, se não lhe falhava a memória, chamava-se Tempo. Mas agora era tarde demais para recuperar os sonhos que havia perdido pela vida a fora.

•••

Ficou maior do que deveria, né? E olhe que eu ainda cortei o malabarista, o palhaço e mais alguns personagens... Enfim, só espero que não tenha ficado cansativo demais.

10 comentários:

Ferrero disse...

só p avisar q passei aqui, ah... atulizei meu blog, se puder pinta por la http://ferrero00.blogspot.com/

Unknown disse...

você só melhora com o tempo, Fefy! AMEI muuito seu texto, você tem o dom ;) futura escritoora :D

Debbys disse...

"e olhe que eu ainda cortei o malabarista, o palhaço e mais alguns personagens.."
Pois não devia ter cortado!! Adoro histórias assim!!! Fiquei aqui, super hipnotizada enquanto lia... Cada dia aprendo mais com esses blogs..! xD
bjuss

Jean B. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jean B. disse...

Eu odeio frase prontas e clichês, mas infelizmente uma das verdades da vida sao que as coisas mudam, a vida faz isso conosco, o q podemos fazer para evitar? Temos q evitar?

http://confissoesdamadrugada.blogspot.com/

Unknown disse...

Cansativo demais? *-*
É um conto/verdade lindo! Isso sim. ;D

Respondendo o seu comentário: Acho que a maioria não reparou nos links, por isso perderam a piada e julgaram que eu estava 'revoltada' demais. xD
Vou pedir que olhem os links de novo. o/

Obrigada pela visita no Cabaret.^^
http://cabaretdevenus.blogspot.com

Joyci Dias disse...

É, Deus me deu um presente que ainda não toquei. Mas sei que é um presentaço, sei que é querido por tanta gente e Deus me deu. Talvez soubera Ele que eu precisaria deste para ter forças pra continuar. Oh minha baêana linda, que saudade que eu tenho de você. Saudade de tudo, tudo, tudo. Até do que a gente ainda não viveu.
Posso dar uma dica?
Escreva sobre o palhaço e o malabarista e poste como a parte II

Te amo demais, minha Sex.





me morro sem você!!

Sofia disse...

eu adorei. tá de parabéns pelo post.

Mr. disse...

Oi, Fernanda cozinheira da sopa mais legal que existe, a Hannigan lê os comentários e eu também, queria agradecer por mais uma visita, depois acho que a Hannigan aparece por aqui, ontem (18/04) ela teve um dia meio ocupado rsrs.


http://cabaretdevenus.blogspot.com

Anônimo disse...

necessario verificar:)