"Sou uma mulher madura que às vezes anda de balanço
Sou uma criança insegura que às vezes usa salto alto
Sou uma mulher que balança, sou uma criança que atura."

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Entrelinhas na telinha

Assim como nas suas novelas de enredos batidos, a televisão também é feita de papéis que, dependendo da aceitação do público e do consequente lucro, podem se transformar em protagonistas ou em figurantes que passam despercebidos. Em um mundo tão cego e alienado pelo supérfluo, porém, trocar gato por lebre e cultura por propaganda tornou-se cada vez mais comum.
Dessa forma, o papel social da TV, muito longe de ganhar uma vaga no elenco principal, acabou entrando em decadência e sendo posto em segundo plano. Embora existam, sim, exceções, o entretenimento saudável e de qualidade destinado à família e à cultura vem se tornando cada vez mais raro na TV aberta, sendo substituído pelos programas de fofoca e pelas novelas do horário não tão nobre assim, sempre recheadas de propagandas subliminares que nos vendem itens desnecessários, mas que passamos a desejar intensamente.
A população carente de educação sistematizada, por sua vez, pouco sabe sobre os tais aspectos sociais e culturais que a televisão deveria vir a assumir. Assim sendo, a falta de opções acessíveis aliada à ignorância fazem dessa massa popular e sem instrução as maiores vítimas do pseudo-entretenimento proporcionado pelas emissoras.
Apesar disso, censurar todo e qualquer meio de comunicação não é nem de longe a solução mais eficaz e pacífica para tal problema, pois, como diria Voltaire, "posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo". O que precisamos, de fato, é uma educação de qualidade e que dê a nossa população o dissernimento para perceber a diferença entre cultura e a alienação presente em cada entrelinha da telinha.

Tema: A responsabilidade social da TV e a volta da censura nos meios de comunicação.

•••

Sabe aqueles presentes que, embora não sejam caros, ganham um valor imenso? Pois é. Hoje recebi DOIS deles, acredita? Primeiro Lara alegrou o meu dia quando me deu um caderno com a seguinte dedicatória:
"Meu amor :)
Quero que aqui vc escreva os melhores dentre os seus textos. Que um dia eles sejam reconhecidos e que o mundo possa desfrutar do seu talento. *-*
Quando vc for famosa, lembre da sua amiga que te ama DEMAIS! ^^
Ao seu sucesso!
Beijos, Lah Galvão.
02.04.09"
Acho que nem ela tem noção do quanto me deixou feliz com o presente. Enfim, como se não bastasse, a minha Pequena ainda me deu uma pulseira do Bahia que ela mesma fez. Muito fofa, é sério. Me senti como uma criança de 5 anos ao colocá-la no pulso. Simplesmente adorei, e digo isso do fundo do meu coração.

8 comentários:

Eduardo Martins disse...

Adorei seu blog tb... adoro quando a estrutura é basica e não é berrante... seus textos são muito bons... ;)

Anônimo disse...

Obrigada pelo comentario ao meu blog,
gostei do seu também.
Abraços

cyndi disse...

humm texto bem inteligente!
abrigada pelo elogio
bjo

Joyci Dias disse...

Tranquilão na minha
Apreciando a paisagem,
Ilusão de paz,
Que não satisfaz,
Consumismo, prepotência
Só filha da puta
Alienação
É o que vende na televisão
Enquanto os flashes miram
A coluna social
O menor no sinal
É filho de um sistema desigual

Nasce de você a revolução
Sufocada atrás da inércia
Amplifique a forma de pensar

Palmas pra você
Que ainda acredita na vitória
E os que são de paz
Não desiste dos seus ideais
Ser bem sucedido
Não é ter um Audi A3
É ter lucidez
E não se entregar a estupidez


-
Depois me perguntam por que eu escuto Forfun? Porque eles pensam como eu, pelo visto como você também!

Ah, quero falar contigo. Tô com saudade da minha amiga linda *-*

M. disse...

Texto muito, muito inteligente! Parabéns (:
E muuuito obrigada pelas visitas e comentários no meu blog. Haha. É bom saber que a alguém meus textos agradam. Alguém que não sejam meus pais ou amigos.

Dani disse...

É tão bom receber presentes pequenos com significados enormes!


:)

Anônimo disse...

Me supreendi do jeito que você escreve e articula as palavras. Sinceramente, está de parabéns. Desse modo, já já fará livros e mais livros, sendo os mais comprados no Brasil e no mundo \o

:)

Debbys disse...

Acho que já escrevi algo sobre o mesmo tema... semrpe muito polêmico né?? E sua opinião foi bem clara e eu adorei o texto.. Em relação ao caderno que você ganhou, espero que desfrute muito dele, pq tenho certeza que daqui a alguns anos ele vai ser uma relíquia hein!! Parabéns pelo blog! =]