Assim como nas suas novelas de enredos batidos, a televisão também é feita de papéis que, dependendo da aceitação do público e do consequente lucro, podem se transformar em protagonistas ou em figurantes que passam despercebidos. Em um mundo tão cego e alienado pelo supérfluo, porém, trocar gato por lebre e cultura por propaganda tornou-se cada vez mais comum.
Dessa forma, o papel social da TV, muito longe de ganhar uma vaga no elenco principal, acabou entrando em decadência e sendo posto em segundo plano. Embora existam, sim, exceções, o entretenimento saudável e de qualidade destinado à família e à cultura vem se tornando cada vez mais raro na TV aberta, sendo substituído pelos programas de fofoca e pelas novelas do horário não tão nobre assim, sempre recheadas de propagandas subliminares que nos vendem itens desnecessários, mas que passamos a desejar intensamente.
A população carente de educação sistematizada, por sua vez, pouco sabe sobre os tais aspectos sociais e culturais que a televisão deveria vir a assumir. Assim sendo, a falta de opções acessíveis aliada à ignorância fazem dessa massa popular e sem instrução as maiores vítimas do pseudo-entretenimento proporcionado pelas emissoras.
Apesar disso, censurar todo e qualquer meio de comunicação não é nem de longe a solução mais eficaz e pacífica para tal problema, pois, como diria Voltaire, "posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo". O que precisamos, de fato, é uma educação de qualidade e que dê a nossa população o dissernimento para perceber a diferença entre cultura e a alienação presente em cada entrelinha da telinha.
Tema: A responsabilidade social da TV e a volta da censura nos meios de comunicação.
•••
Sabe aqueles presentes que, embora não sejam caros, ganham um valor imenso? Pois é. Hoje recebi DOIS deles, acredita? Primeiro Lara alegrou o meu dia quando me deu um caderno com a seguinte dedicatória:
"Meu amor :)
Quero que aqui vc escreva os melhores dentre os seus textos. Que um dia eles sejam reconhecidos e que o mundo possa desfrutar do seu talento. *-*
Quando vc for famosa, lembre da sua amiga que te ama DEMAIS! ^^
Ao seu sucesso!
Beijos, Lah Galvão.
02.04.09"
Acho que nem ela tem noção do quanto me deixou feliz com o presente. Enfim, como se não bastasse, a minha Pequena ainda me deu uma pulseira do Bahia que ela mesma fez. Muito fofa, é sério. Me senti como uma criança de 5 anos ao colocá-la no pulso. Simplesmente adorei, e digo isso do fundo do meu coração. ♥
8 comentários:
Adorei seu blog tb... adoro quando a estrutura é basica e não é berrante... seus textos são muito bons... ;)
Obrigada pelo comentario ao meu blog,
gostei do seu também.
Abraços
humm texto bem inteligente!
abrigada pelo elogio
bjo
Tranquilão na minha
Apreciando a paisagem,
Ilusão de paz,
Que não satisfaz,
Consumismo, prepotência
Só filha da puta
Alienação
É o que vende na televisão
Enquanto os flashes miram
A coluna social
O menor no sinal
É filho de um sistema desigual
Nasce de você a revolução
Sufocada atrás da inércia
Amplifique a forma de pensar
Palmas pra você
Que ainda acredita na vitória
E os que são de paz
Não desiste dos seus ideais
Ser bem sucedido
Não é ter um Audi A3
É ter lucidez
E não se entregar a estupidez
-
Depois me perguntam por que eu escuto Forfun? Porque eles pensam como eu, pelo visto como você também!
Ah, quero falar contigo. Tô com saudade da minha amiga linda *-*
Texto muito, muito inteligente! Parabéns (:
E muuuito obrigada pelas visitas e comentários no meu blog. Haha. É bom saber que a alguém meus textos agradam. Alguém que não sejam meus pais ou amigos.
É tão bom receber presentes pequenos com significados enormes!
:)
Me supreendi do jeito que você escreve e articula as palavras. Sinceramente, está de parabéns. Desse modo, já já fará livros e mais livros, sendo os mais comprados no Brasil e no mundo \o
:)
Acho que já escrevi algo sobre o mesmo tema... semrpe muito polêmico né?? E sua opinião foi bem clara e eu adorei o texto.. Em relação ao caderno que você ganhou, espero que desfrute muito dele, pq tenho certeza que daqui a alguns anos ele vai ser uma relíquia hein!! Parabéns pelo blog! =]
Postar um comentário