"Sou uma mulher madura que às vezes anda de balanço
Sou uma criança insegura que às vezes usa salto alto
Sou uma mulher que balança, sou uma criança que atura."

domingo, 12 de abril de 2009

Eu amo, tu amas, ele não me ama


"Como pode ser gostar de alguém
e esse tal alguém não ser seu?"
Amado - Vanessa da Mata


Cruel. Eis um adjetivo que poderia descrever com precisão um amor não correspondido. Ainda pior do que ser cruel, porém, é ser uma unanimidade. Quem nunca passou por uma situação dessas que atire a primeira pedra, mas já sabendo que não está, nem de longe, vacinado contra esse mal que cedo ou tarde acaba atingindo e magoando a homens e mulheres de todas as idades. Como você passará por esse triste (e mais comum do que parece) episódio, porém, é outra história - e, apesar de todos os apesares, o desenvolvimento e o final são sempre escritos por você.
O que acontece, no geral, é que os fatos são sempre os mesmos: você gosta da criatura e planeja um lindo final feliz para vocês; a criatura, no entanto, resolve se apaixonar por outra pessoa ou simplesmente insiste em não ver que você está mandando sinais de fumaça bem ao lado dela e fazendo de tudo para ser notado. E então você percebe que o final feliz não vai ser tão feliz assim, pelo menos não para você. Será? Embora temperar tais fatos com doses extras de esperança, sonhos e ilusões não seja a melhor das soluções - afinal já diziam: quanto maior a altura, maior a queda -, desesperar-se e achar que tudo está perdido não são as atitudes mais apropriadas.
O amor, tão complexo e indescritível quanto o verbo amar, é questão de sorte, de tempo, de vida. É preciso maturidade para saber as respostas para questões básicas que, apesar de conhecidas por todos, dificilmente são compreendidas quando não se frequentou a melhor dentre todas as instituições de ensino: a escola da vida. Requer tempo e experiência para que você entenda que não é aprisionando o outro que você o terá por perto, que nem sempre seremos correspondidos e que o verdadeiro amor é eterno e, preste bastante atenção nessa palavra, recíproco.
Por isso, embora nem sempre o nosso esforço pelo afeto da pessoa amada seja bem recompensado e acabe transformando "cruel" e "amor" em sinônimos, de nada adianta o desespero, o chororô e muito menos os inúmeros "a minha vida perdeu o sentido". Desperdício puro. Acredite: se a sua vida está perdendo o sentido é porque você perdeu o seu próprio amor; e, se você ainda não é capaz de amar a si próprio, também não é capaz de amar a mais ninguém.
A dorzinha de cotovelo e o gostinho de "por que não eu?" existem e vão existir sempre. O que não é válido, entretanto, é achar que amar é a mesma coisa que estar amando, até porque amar não se conjuga no passado nem muito menos no gerúndio.
•••


Post fajuto. Inspiração tá looonge.

8 comentários:

Joyci Dias disse...

"E esse tal alguém não ser seu".
O amor quase sempre é ligado ao sentimento de posse. É quase automático. E isso faz doer. Amar e possuir são coisas diferentes. Mas dói amar e não ser amado. Dói, é quando a alma chora!
E como curar essa dor? Curar esse pranto? É, essa resposta não cabe a mim. Nem mil anos são capaz de sanar essa falta. A dor de amor só é curada com outro amor.


Eu te amo, isso cura?

Se cuida, sex.

Anônimo disse...

Eu te amo e isso é recíproco :)
Eu sei que é.Não negue :D
UISAHUISAHUSI. Minha escritora (L)

M. disse...

Amar e ser amado. Raro, pra dizer o mínimo. Acho que depois dessa reflexão sobre o que é o amor, em especial o não correspondido eu não preciso falar nem mais um 'Ah'. Seria muito errado dizer que você disse tudo? De qualquer jeito, não há mais nada a ser dito.
Parabéns de novo, Fe (se me permite a intimidade). Você é realmente MUITO boa nisso =)

M. disse...

Nem me fale. Se tem um tema do qual mesmo podendo se falar tão pouco rende milhares de textos e reflexões, é o amor. Chega a ser até irônico.

E sim, eu também prefiro Ma do que Manuela ou Manu. Haha. Mas aí você quem sabe! Ma, Má, Mah. Vai de cada um (:

Beijos Fê, pela milésima vez, parabéns!

Debbys disse...

Post fajuto?? Onde?? Inspiração longe?? Nossa, que inspiração longe hein!! hehehe
Texto mais que perfeito.. É isso aí, primeiro temos que aprender o amor próprio pra depois saber oq é amar o próximo, principalmente se for um próximo alto, moreno, bonito.. rsrsrsrs...
Obrigada, vc escreve muitíssimo bem tbm.. xD tô adorando seu blog! ^^
bjinhuss

Daniela disse...

Adoreeeeei o texto! (pravariané?) Ninguém está livre de se apaixonar e não ser correspondido, e realmente a situação é cruel :/


aaaaaah, aquele texto no meu blog estava publicado sem querer OHIAOIHA na verdade era um rascunho! Agora eu arrumei ele e postei! :)

E outra coisa, posso sugerir de pauta pra Naty (editora da Capricho) a sua ideia ("As pequenas coisas que valem mais")?? Achei demaaais e iria virar uma ótima pauta!

Bjs feer

Jean B. disse...

Oi, retribuindo a visita ao meu blog vim olhar o seu, gostei desse post, apesar de vc achar q foi fajuto. Eu acredito no amor e todo q provêm dele.

PS: Vou te linkar, se vc achar q mereço me ajuda a levantar um blog iniciante

http://confissoesdamadrugada.blogspot.com/

Daninha disse...

Gostei muito desse texto...
E todos um dia vamos passar por isso.
FatO'

Bjos e sorte pra ti.

;)