O início da catástrofe. Professor de história, cético por natureza, temparamental. Ninguém podia negar, porém, que ele tinha coragem. Nunca se importou com as ameaças, sempre tão comuns nas escolas públicas do Brasil, e continuou dando as suas aulas com afinco - apesar de tudo, ele ensinava muito bem, sempre com exemplos práticos a atividades lúdicas.
- Livros abertos na página 159. Sobre a mesa. Agora.
Nunca fora dos mais gentis, mas no fundo os alunos sabiam que o jeito grosso era só para manter o respeito. Eles sabiam que se ele não o fizesse acabaria perdendo o controle da sala de aula e ficando à mercê dos próprios estudantes, sempre tão cheios de direitos e com os deveres tão vazios. Sim, eles sabiam. No entanto, nem todos compreendiam de fato.
O primeiro tempo seguiu como de costume. A aula era destinada aos pensadores absolutistas e ele, como um bom professor, fez questão de enfatizar cada teoria com exemplos do cotidiano. Embora não concordasse por completo, gostava de Maquiavel e admirava o seu posicionamento.
- Maquiavel dizia que os fins justificam os meios. - Ele disse a classe. - Para ele o importante era alcançar o objetivo em questão, independente dos meios utilizados para chegar até o mesmo. A verdade é que, em um mundo como o que nós vivemos hoje, as coisas têm que funcionar assim, de fato.
E assim o tempo foi passando. Uns prestando atenção, outros nem tanto. Todavia, no segundo tempo as coisas saíram do ritmo comum. Os ânimos se exaltaram no fundo da sala e um dos alunos acabou sendo expulso injustamente. Logo ele, que tinha prestado tanta atenção, nas teorias, em Maquiavel...
O professor chegou ao estacionamento deserto e foi direto à vaga que costumava ocupar. Contudo, ele não chegou a entrar no carro.
- Respeito e justiça são fins dignos, professor? - A voz do aluno injustiçado (e agora revoltado) fez-se audível, fazendo com que o historiador se virasse e encarasse os fatos.
Silêncio.
- Já que o senhor não responde, deixe que eu o faça: os fins justificam os meios e também justificarão o seu fim.
Pela primeira vez na vida o historiador já não concordava com aquela história. Um disparo. Pela primeira vez na vida o historiador viu a sua história ter um fim. O fim.
•
Pauta para o Blorkutando: "Os fins justificam os meios".
Nossa, finalmente a minha vida escolar tá mais calma. Voltarei a postar com frequência e tô indo responder os comentários das três últimas postagens. *-*
Falando em calma, sua ligação me acalmou e me deixou muito feliz, Love. Nem acreditei quando disseram que "a Joyci" queria falar comigo. Amo, amo, amo muito.
Beijos, beijos. :*



